Notícias Paróquia

Festejos da Padroeira de Santa Maria iniciam nesta sexta-feira



Notícia Publicada em 28/11/2019


As comemorações pelo dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição acontecem de 29 de novembro a 08 de dezembro.

No dia 8 de dezembro, a cidade e a Arquidiocese de Santa Maria celebram a memória litúrgica da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A instituição da padroeira da Arquidiocese e da cidade de Santa Maria, está relacionada a fatos históricos-religiosos que remetem ao Dogma da Imaculada Conceição, instituído oficialmente pela Igreja em 1854, a situação do Brasil Colônia e aos militares católicos que iniciaram a construção da cidade de Santa Maria.

Neste ano para reverenciar a padroeira, as equipes de voluntários da Catedral estão organizando uma série de atividades para os festejos.

Novena da Imaculada -  de 29 de novembro a 7 de dezembro será realizada uma novena, sob o tema “Com Maria, às pressas em missão”. Neste ano a preparação das missas foi dividida em grupos. Cada grupo abordará um tema baseado em suas experiências de Fé e Gratidão com Maria.

29/11 – 18 horas - Colégio Sant’Anna -  Maria e a Juventude.

30/11 – 17 horas - Catequese – Maria, a primeira catequista.

01/12 – 10 horas – Catequese Batismal e Pastoral familiar – Maria e a família

19 horas – Irmãs do Amor Divino e Banco da Esperança – Maria e os excluídos

02/12 - 18 horas – Renovação Carismática Cristã – Grupos Imaculada e São Pedro - Com Maria, em missão, conduzidos pelo Espírito Santo

03/12 – 18 horas – Legião de Maria – Com Maria, as pressas, pela santificação das pessoas

04/12 – 18 horas – Equipes do Enxoval do Bebê Mãe Peregrina – Maria, a Imaculada

05/12 – 18 horas – Conselho Paroquial – Maria, aquela que acolheu a vontade do Pai

06/12 -  18 horas – Pastoral da Acolhida - Maria, a serviço de Deus e dos irmãos.

07/12 – 18 horas – Pastoral do dízimo e Ministros - Maria, reconhecendo o seu amor no meu irmão

Banca de quitutes – de 29 de novembro a 07 de dezembro acontece a Tenda dos Quitutes, aberta de segunda a sexta das 9h30 às 12 horas e das 14 às 19 horas, de segunda a sábado e aos domingos das 9 horas ao meio dia. Instalada na frente da Catedral, a banca oferece lanches, doces, cucas, salgados e leitão assado. Também estarão à venda artigos religiosos, todos com descontos de 30% a 40%.

Missa Solene – No domingo, 08 de dezembro, às 10 horas acontece uma Missa Solene em devoção à Padroeira.

Almoço Festivo – O tradicional Almoço da Imaculada é uma ótima oportunidade de reunir a família e reencontrar pessoas queridas. Neste ano acontece no domingo, 08 de dezembro, ao meio dia, no salão paroquial da Catedral. Os convites já estão à venda na secretaria e na acolhida ao valor de R$ 35,00. O Cardápio conta com churrasco, galeto, risoto, maionese, saladas diversas e sobremesas.

Reinauguração da Casa Paroquial – após quase dois anos de arrecadações e reformas, que passaram pelas estruturas, documentação, acervo e mobiliário a nova casa será oficialmente inaugurada. Além de ser morada de quatro padres, a casa abriga salas destinadas ao trabalho das pastorais, acervo de documentos históricos, como o primeiro livro-tombo - mais antigo do que a própria cidade de Santa Maria -  plantas da construção da Catedral, registros de casamentos e batizados que contam a evolução dos costumes de cada época. E também a secretaria, que atende aos mais diversos serviços comunitários.

--


Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Catedral Metropolitana de Santa Maria
Fone: (55) 3221 2695
Av. Rio Branco, 821 - CEP 97010-423

Santa Maria/RS


Categorias


Notícias