Leitor de Conteúdo

História da Catedral Metropolitana de Santa Maria Imaculada Conceição

Conteúdo Publicado em 26/11/2012   

A história desta Paróquia da Catedral tem, propriamente, suas origens no longínquo ano de 1797, quando demarcadores portugueses plantaram seu acampamento nesta área e logo organizaram um oratório: O oratório Santa Maria.

 Demolido este oratório, com a saída dos militares portugueses, foi construído outro que em 28 de julho de 1810, foi anexado à Paróquia da Conceição de Cachoeira do Sul. Em 1812 passou à categoria de capela e passou a se chamar Capela do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte.

  A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada com a lei Provincial de novembro de 1837. Por motivo de confusões da Revolução Farroupilha, então no curso, a Paróquia só foi instalada em 1844, quando tomou posse o Padre Matias Carneiro Mendes de Sá. Como primeiro pároco.

  A partir de então à Paróquia foi atendida por sucessivos párocos. O Padre Caetano Paglica dirigiu a Paróquia pelo longo período de 1901 e 1937.  Construiu a atual igreja Catedral e incentivou inúmeras outras obras que atestam seu ótimo trabalho. A igreja foi construída entre 1902 e 1909. Foi inaugurada dia 08 de dezembro de 1909 e a 15 de agosto de 1910 foi transformada em Catedral com a criação da Diocese:

  A Paróquia que inicialmente abrangia um território maior desde o Rio Jacuí até o Turupí, desde São Gabriel até Julio de Castilhos, hoje está concentrada a um pequeno território no centro da cidade. A Paróquia abrange 71 quarteirões com aproximadamente 7.000 famílias o equivalente a 35.000 habitantes.

  Não temos capelas instituídas, apenas capelanias: das irmãs do Sant'Ana, da UNIFRA, do Amor Divino, do Banco da Esperança, dos irmãos Maristas do Colégio Santa Maria, a capelania da Legião de Maria, do Hospital de Caridade e das Irmãs da Comunidade Mãe de Deus.

  A Paróquia, hoje, conta com o trabalho dos padres Pe. Enio Rigo, Cura e Pároco da Catedral Pe. Edmar Mendes Lopes, Vigário e Pe. Antônio Bonini, Cura Benemérito. Possui equipe de suporte através da Secretaria, bem como dos demais membros das Pastorais e do Conselho Paroquial, além dos voluntariados. 





Categorias